Tyst Teater

Na primeira metade da década de 1970, um grupo de estudantes de Västanviks, Suécia, encantava platéias com as suas performances em língua gestual. Em 1977, já com um público cativo e muitas estradas percorridas, a companhia – então Tyst Teater (Teatro Silencioso, em tradução livre) – foi incorporada ao Riksteatern, o Teatro Nacional Sueco.

Para além de suas produções, o teatro cumpre hoje um importante papel de irradiador e promotor de cultura (e cultura surda) por meio de formações, seminários e cursos. “Acreditamos no poder da arte e no direito de todos os seres humanos de se expressarem em suas próprias línguas” (retirado do site oficial do Riksteatern).

No Tyst Teater, surdos e deficientes auditivos encontram um espaço de excelência onde podem se aprimorar nas artes cênicas – vale ressaltar que em 1993, por pressão do Teatro Silencioso, a Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo começou a formar atores surdos, em mais uma conquista do grupo e das comunidades surdas locais. “Acreditamos apaixonadamente em um direito universal de expressão por meio da arte e da cultura. É por esse motivo que participamos tão ativamente de discussões artísticas e políticas”.

(Clique aqui para assitir a trechos de Nattgäster, peça encenada pelo Tyst Teater em parceria com o grupo norueguês Teater Manu, e aqui para assistir a trecho de Pippi Langstrump – Pippi Meialonga/Pipi das Meias Altas). Abaixo, trechos da apresentação Vibragera.

 Tyst Teater

 


Categoria: Teatro
País: Suécia
Línguas: Sueco e Svenskt teckenspråk – TSP (Língua de Sinais Sueca)
Site oficial: http://tystteater.riksteatern.se/


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s