Um espaço de animação cultural em que surdos, ouvintes, cegos, videntes e surdocegos, juntos, podem partilhar de vivências artísticas, gastronômicas, profissionais, etc. Em um país muito marcado por conflitos, o Nalaga’at Center figura como um local de encontros em que as diferenças étnicas/religiosas são apenas outras, entre tantas, a enriquecerem as nossas trocas cotidianas.
Fundado em 2002 em Tel Aviv-Jafa, uma das principais cidades de Israel, o Nalaga’at ganhou as páginas do noticiário internacional com a promoção de sua primeira peça, “Light is Heard in Zig Zag” (“Luz é ouvida em ziguezague”, em tradução livre), que contava com um grupo de atores surdocegos a encenar uma trama de 90 minutos. Hoje, uma série de peças, workshops e cursos acontecem no teatro, reunindo profissionais e estudantes surdos, cegos, surdocegos, ouvintes e videntes (clique aqui para assistir a uma matéria sobre o grupo de teatro do Nalaga’at).
Para além do palco, um restaurante proporciona novas experiências sensoriais aos visitantes: em um jantar no escuro, servido por garçons cegos, é possível experimentar diferentes pratos e sentidos em uma “simples” refeição – “há muito para ser visto quandos os olhos estão fechados”, provoca o texto de apresentação do restaurante BlackOut.
Também, um bar comandado por surdos – o Café Kapish – permite a todos que por ali passam interagirem em línguas de sinais e aprenderem um pouco mais sobre traços culturais das comunidades surdas israelenses. “Acreditamos que devemos, podemos, e temos o direito de transformar a realidade em que vivemos”, afirma a instituição.
(Assista a uma interessante matéria sobre o Nalaga’at Center, clique aqui!)
Categoria: Espaços Surdos
País: Israel
Línguas: Hebraico e Israeli Sign Language (ISL ou Shassi)
Site oficial: https://nalagaat.org.il/en/ (versão em inglês)