“Nossas produções são criadas por uma perspectiva surda e buscam reforçar a cultura, a identidade e o orgulho surdo – local, nacional e internacionalmente”, é o que afirma a missão do Deafinitely Theatre, companhia de teatro profissional formada e dirigida por surdos ingleses.
Fundado em 2002, o grupo leva aos palcos a British Sign Language (BSL), junto com a língua inglesa, em peças destinadas a públicos surdos e ouvintes (clique aqui para assistir ao trailler da peça Double Sentence). “Há tantas compreensões errôneas sobre ‘ser surdo’ (…); queremos que as pessoas entendam o significado de ‘ser surdo’, e que também percebam o potencial dos artistas surdos”, diz Paula Garfield, diretora e uma das fundadoras da companhia (retirado do site ingês Same Difference, matéria de 12 de dezembro de 2009).
As peças da equipe londrina, assim, convidam o público ouvinte a repensar a surdez, da mesma forma que convidam o público surdo a repensar o que compreendem sobre o mundo ouvinte. No site do Deafinitely Theatre podem ser comprados DVDs de algumas produções já apresentadas (clique aqui para consultar).
Categoria: Teatro
País: Inglaterra
Línguas: Inglês e British Sign Language (BSL)
Site oficial: http://www.deafinitelytheatre.co.uk