Holy Land Institute for the Deaf

Desde 2011, com a eclosão de uma sangrenta guerra civil na Síria (que tomou de assalto grande parte do país, opondo dezenas de facções armadas em luta pelo poder), estima-se que – para além dos milhares de mortos – mais de 4 milhões de pessoas tenham abandonado os seus lares, refugiando-se em regiões vizinhas.

Dia a dia, as marcas da tragédia vão rasgando (e interrompendo) a vida de milhões de crianças, jovens e adultos sírios. Alguns deles, hoje, vivem abrigados em Za’atari – um campo de refugiados no norte da Jordânia (próximo à fronteira com a Síria) onde se abrigam mais de 80 mil pessoas. Ali, em meio a todos os problemas e a toda precariedade de um campo de refugiados, a The Holy Land Institute for the Deaf (em parceria com agências multilaterais) atua com uma base/escola que atende não só surdos e surdocegos como também pessoas com outras deficiências.

Um trabalho louvável, executado por professores e profissionais refugiados em Za’atari e do estrangeiro. A instituição, de cariz cristão e sediada em Salt/Jordânia (onde estão matriculados mais de 130 alunos), há 52 anos vem promovendo a inclusão social de jovens e crianças surdas do Oriente Médio (respeitando as suas religiões e as suas diferentes origens), escolarizando, oferecendo formações profissionais e garantindo atendimentos clínicos.

Para conhecer mais a The Holy Land Institute for the Deaf, acesse o site oficial (clique aqui) ou assista a um vídeo institucional (clique aqui); para contribuir com o custeio de materiais escolares, alojamentos, refeições etc., clique aqui.

 
Holy Land
 


Categoria: Espaços Surdos
País: Jordânia
Línguas: Árabe e Jordanian Sign Language (لغة الإشارة الأردنية)
Site oficial: http://www.holyland-deaf.org


 

%d blogueiros gostam disto: