Criado há quase 30 anos, o TDG – Teatro de Surdos da Grécia (Θέατρο Κωφών Ελλάδος), em Atenas, dedica-se a explorar a potência poética das línguas de sinais no universo das artes cênicas. “O Teatro de Surdos, sempre uma agradável surpresa mesmo para aqueles que chegam com alguma hesitação e reserva, é uma experiência única. As mensagens são reavivadas de forma criativa por meio da língua gestual combinada com a palavra falada, o que resulta em uma maior compreensão pela comunidade em geral” (retirado do site oficial, tradução nossa).
Dois anos após a sua fundação – fruto dos esforços de Stratis e Nellie Karra, hoje diretora artística do grupo -, o TDG começou a desenvolver, também, atividades com crianças.
Hoje, além das peças já apresentadas (como “Máscaras Brancas”, 1996/1997; “A Bela e a Fera”, 1998; “O Retorno”, 2005; entre várias outras), a equipe promove workshops em que atores profissionais – surdos e ouvintes – ensinam técnicas de teatro, dança, pantomima e improvisação para jovens surdos.
(Clique aqui para ver cenas da peça “41 dias”, e aqui para trechos de “Um rapaz ouvinte na terra dos Surdos”).
Categoria: Teatro
País: Grécia
Línguas: Grego, Inglês e Greek Sign Language (Ελληνική Νοηματική Γλώσσα)
Site oficial: http://www.deaftheaterofgreece.com