A World Federation of the Deaf – WFD (ou Federação Mundial de Surdos) é o órgão de “representação máxima” das comunidades Surdas em âmbito internacional. Com 135 países representados, a organização luta pelos direitos dos mais de 70 milhões de surdos de todo o mundo, também cumprindo funções consultivas em órgãos como ONU, Unesco, OMS, etc.
Atualmente, as ações da WFD dão ênfase à defesa, à promoção e à valorização das línguas gestuais; a uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos surdos; ao acesso à informação e aos serviços básicos de saúde, habitação, cultura, etc.; aos esforços de criação e manutenção de associações regionais de Surdos e à constante batalha pela conquista e efetivação dos direitos do povo surdo sob a perspectiva dos direitos humanos. Com uma intensa ação de advocacy, a federação busca consolidar – entre e para a imensidão do povo surdo – as metas globais propostas pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Criada na década de 1950 na cidade de Roma, a WFD é hoje presidida pelo estadunidense Joseph J. Murray (sucessor de Colin Allen, que presidiu a federação de 2011 a 2019) e conta com uma seção jovem (clique aqui para conhecer), secretariados regionais, grupos temáticos, congressos e assembleias.
Vale lembrar que um dos motivos para a escolha da data comemorativa do Dia Internacional das Línguas de Sinais (e dos dias do Surdo) se deu pela celebração do 1º Congresso Mundial de Associações Nacionais de Surdos, que culminou com a criação da WFD em 23 de setembro de 1951.
Visite o site para obter mais informações, clique aqui.
Categoria: Espaços Surdos
País: vários (Internacional)
Línguas: várias (Internacional)
Site oficial: http://www.wfdeaf.org